A BNCC E O NOVO ENSINO MÉDIO: SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFISSIONAIS DO ENSINO DA REDE ESTADUAL DA BAHIA

SKU 208555
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    • 1
      Autor
      LEONOR GORETE SOARES: SILVA TEIXEIRA, ELIARA CRISTINA NOGUEIRA DA Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      135 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2022 Indisponível
    • 5
      Ano
      2022 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 1 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525033976 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      07/11/2022 Indisponível
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Dados divulgados pelo Ministério da Educação, em agosto de 2018, revelaram que o ensino médio na Bahia ficou em último lugar, no país, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, para mensurar o desempenho do Sistema Educacional Brasileiro, baseado na combinação com a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Somada a essa crítica realidade, tem-se a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio (Lei 13.415/2017), que propõem uma reestrutura curricular dessa etapa de ensino, mas que, também, exigem uma reconstrução total dos condicionantes necessários para a eficácia do ensino e da aprendizagem, assim como para promover um salto qualitativo na oferta da educação à juventude brasileira.O cenário apresentado corroborou a pesquisa que culminou no livro A BNCC e o Novo Ensino Médio: sentidos atribuídos por profissionais do ensino da rede estadual da Bahia, uma pesquisa qualitativa que desvela o Novo Ensino Médio, que adentra os contextos escolares como um projeto imposto, sem o estudo das realidades locais e sem o aporte financeiro e pedagógico necessário, o que tem provocado insatisfação, insegurança e ceticismo na Rede Estadual de Ensino, especialmente diante do contexto de restrição de gastos instituída pela Emenda Constitucional n.º 95, de 2016. Ademais, destaca-se o fato de, no futuro, essas políticas curriculares engendradas contribuírem para a produção, a reprodução e o acirramento das desigualdades sociais, pois, sem os investimentos necessários, a única mudança efetiva será o enxugamento do currículo, já fragilizado, do ensino médio.

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