A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

SKU 73302
A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

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9788547330170
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    • 1
      Autor
      PENSIN, DANIELA PEDERIVA Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      197 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2019 Indisponível
    • 5
      Ano
      2019 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 1.2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788547330170 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      18/06/2019 Indisponível
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A constituição da docência na educação superior é, antes de qualquer outra coisa, um investimento que a autora faz no sentido da problematização da docência na educação superior no presente. Que verdades circulam e contribuem para a constituição dessa docência? O que dizem as recorrências discursivas sobre a educação superior e a docência que nela se faz? Que contexto discursivo é este no qual nos encontramos todos e que, amparado em uma complexa engenharia de controle dos discursos, faz dessa docência uma docência singular? Sem desconsiderar o construto histórico que a inventou, mas olhando-a com os olhos do presente, que docência singular é essa que vemos, fazemos, perspectivamos, narramos? Ao perguntar sobre como os discursos constituem e o que enunciam sobre a docência na educação superior no presente e adotando uma postura inspirada nos estudos de orientação foucaultiana, a autora serve-se do discurso como conceito teórico-metodológico. Opera com ele e a partir dele na construção das análises e reflexões que dão sustentação aos argumentos apresentados. Ao longo do texto, o que se lê é um conjunto articulado de argumentos organizados em torno da compreensão de que a docência na educação superior no presente opera pelo agenciamento, o que faz com que seja compreendida como uma ação intencional, sistemática e organizada de atuação sobre e com o outro de modo a potencializar esse outro, de produzir algo capaz de produzir efeitos; uma docência de atuação intervalar, que opera no intervalo entre uma proposta de formação e aquilo/aquele a ser formado num recorte de tempo específico e num cenário marcado por uma forte influência de mercado, por um imperativo científico/tecnológico e por demandas de humanização. O convite que nos faz à leitura traz com ele a postura de que o exercício inventivo aqui apresentado constitui-se uma possibilidade de narrativa em torno de uma docência considerada em sua singularidade e não possui qualquer pretensão de demonstração ou desvelamento da verdade. Outras buscas e respostas aos questionamentos apontados são possíveis e, mais do que isso, necessárias.

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