A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM À LUZ DA FILOSOFIA DA SINGULARIDADE

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    • 1
      Autor
      NASCIMENTO, ANA BÁRBARA DA SILVA Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      143 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2018 Indisponível
    • 5
      Ano
      2018 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 0.9 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788547324575 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      12/03/2018 Indisponível
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Esta obra apresenta uma crítica veemente do conceito moderno de dificuldade de aprendizagem. Tal crítica organiza-se sobre quatro pilares que fornecem a sustentação e a moderna interpretação do conceito: o primeiro pilar é uma análise histórica desse conceito, com o intuito de mostrar que ele é socialmente construído, articulando-se diferentemente em diversos períodos históricos; o segundo analisa criticamente a ideologia da medicalização, seus fundamentos e suas consequências; o terceiro apresenta os pressupostos da abordagem analítica em educação e sua consecução tanto na Psiquiatria quanto na Estatística; finalmente, o quarto pilar é representado por uma nova concepção de temporalidade erigida a partir da noção de produtividade e, principalmente, ritmo ou eficiência, no contexto de uma sociedade industrial. A obra mostra que esses quatro pilares estão intimamente conectados, fornecendo também sustentação mútua. A obra difere, portanto, das críticas recentes que se formulam relativamente ao conceito de dificuldade de aprendizagem, na medida em que se volta para as próprias condições de possibilidade do conceito e sociais e lógicas, mais do que para os seus usos, e abusos, no contexto das escolas. Essa análise da fundamentação do conceito, seus pressupostos possibilitam vislumbrar novas perspectivas para sua reformulação ou até mesmo dissolução. Adota-se aqui a perspectiva da Filosofia da Singularidade como princípio para a desconstrução do conceito de dificuldade de aprendizagem. A partir dela, estabelece-se a diferença essencial entre mal-estar e doença, afastando definitivamente a abordagem medicalizante em Educação.

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