Como seria se o projeto de modernização no ensino envolvesse, além dos recursos e competências exigidas no mundo tecnológico, aspectos da humanização: sentir, experimentar, criar, descobrir, envolver e se autoconhecer?Transformar o modelo atual deeducação deveria ser a base do pensar dos dirigentes de escolas e educadores, mas em algum tempo remoto a chave não virou. O processo de ensino estagnou, e os alunos continuam sendo preparados para um mundo que não existe mais.No livro A educação no divã - Por que o modelo de ensino vigente está tão distante da formação dos líderes de que precisamos?, as autoras Graziela Merlina e Rosana Costa propõem um questionamento sobre o que se tem por consolidado e estimulam a sociedade a diferentes formas de pensar - literalmente, apertando o botão que dói.A escola não tem como gerar a transformação de mentalidade sozinha. Os pais, centrados em suas próprias necessidades e preocupações, não têm percebido os pedidos de socorro de seus filhos. Como as duas instituições - família e escola - podem, então, atuar em um mesmo propósito para ajudar a juventude a se conhecer, se respeitar e se projetar com nível elevado de autoconsciência na construção de uma sociedade saudável?