Uma escola para todos e para cada um é um projeto inovador, que demanda radical e contínua transformação nas abordagens de ensino e aprendizagem. Mais do que uma crítica à instituição escolar atual - esse "sapato pesado" cujos problemas vêm sendo tratados em diversas pesquisas -, o paradigma inclusivo de educação requer a reinvenção da escola e de todas as suas práticas e didáticas. Trata-se de uma abordagem que não menospreza a complexidade do sujeito que aprende, inserido em contextos sociais, econômicos, ambientais e culturais diversos.Destinada a profissionais e estudantes da educação e da saúde, como professores de todos os níveis, gestores, psicólogos e alunos dos cursos de pedagogia e psicologia - e também a pessoas com deficiência e seus representantes -, esta obra apresenta, entre outros temas: o conceito de inclusão; os entraves à verdadeira educação inclusiva; as principais dúvidas e angústias de pais e professores; a inclusão na perspectiva da legislação brasileira; recursos, procedimentos e práticas que ajudam os alunos - com e sem dificuldades físicas e/ou psíquicas - a estabelecer uma relação rica e prazerosa com o aprendizado; casos reais de sucesso em escolas públicas e particulares de diversas localidades do país; possibilidades de superar as barreiras à inclusão.