Muita gente pensava que a educação só mudaria quando mudasse a cultura, como se a educação fosse sempre, e necessariamente, a última carruagem da mudança. Assim foi, de fato, durante séculos, em diferentes períodos da história de diversos povos. A história da evolução dos modelos educativos mostra, no entanto, que nem sempre foi assim. Muito pelo contrário, se a China foi o maior e o mais civilizado império do mundo durante muitos séculos, isso deve-se, em grande parte, ao modelo educativo desenvolvido por Confúcio e outros filósofos e educadores chineses desde 500 a. C. Se a Grécia se tornou tão influente, no Próximo Oriente e na Europa, foi porque os curiosos cientistas e filósofos gregos, a partir de há dois mil e quatrocentos anos, introduziram formas de pensar e modelos educativos absolutamente inovadores, de que ainda hoje beneficiamos. Só por estes dois exemplos podemos ver a importância de conhecer a evolução dos modelos educativos para tirarmos lições úteis para hoje reformularmos as nossas formas de pensar e de educar, adaptando-as às necessidades de um mundo em permanentes mudanças, cada vez mais rápidas e imprevisíveis. É este o objetivo deste livro.