A GESTÃO DA ESCOLA E O TRABALHO DO DIRETOR ESCOLAR EM TEMPOS DE GERENCIALISMO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

SKU 208671
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    • 1
      Autor
      LUÍS GUSTAVO ALEXANDRE DA: TEIXEIRA, RICARDO ANTÔNIO GONÇALVES Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      149 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2022 Indisponível
    • 5
      Ano
      2022 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 0.9 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525034492 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      10/11/2022 Indisponível
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O livro A gestão da escola e o trabalho do diretor escolar em tempos de gerencialismo na educação pública lança um profundo olhar sobre a nova realidade que perpassa a gestão da escola pública. No atual contexto educacional, com a intensificação de práticas administrativas gerenciais transferidas para a gestão da escola pública, analisar os desdobramentos e os efeitos das políticas públicas que estimulam a meritocracia, a bonificação e os resultados escolares na gestão da escola é de essencial importância.O livro dispõe-se a analisar as seguintes questões: as atuais políticas públicas meritocráticas foram realmente absorvidas pela cultura de gestão da escola? Quais os efeitos dessas políticas públicas, cujo foco concentra-se na eficiência e na busca de resultados escolares, para a construção de relações democráticas na gestão da escola? Quais as contradições na gestão da escola pública relativas à transferência dos valores meritocráticos, eficientistas e avaliativos, considerando a peculiar e distinta natureza do processo educativo?Os autores propõem-se a descortinar essas disputas no campo educacional, em especial, por apresentar os desdobramentos da transferência dos princípios da Nova Gestão Pública para o contexto escolar, e os efeitos materializados (transferência de valores de mercado) para a organização e a gestão das escolas públicas, principalmente no que concerne ao perfil do diretor escolar e ao cotidiano da cultura da escola.Nessa direção, o livro também contém importantes discussões sobre os efeitos das políticas públicas meritocráticas sobre o papel e o trabalho do diretor escolar constantemente pressionado a se adaptar às orientações gerenciais, bem como a um permanente processo de autorresponsabilização relativo à melhoria dos índices e ao alcance de resultados educacionais.Por fim, o leitor encontrará neste livro importantes reflexões que contribuem para o repensar da gestão educacional e escolar, em especial, as consequências e os efeitos dos processos gerenciais no campo educacional, e os riscos contidos nas políticas públicas meritocráticas para o desenvolvimento de efetivas práticas educativas e democráticas na gestão da escola pública.

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