Este livro surgiu do desejo de socializar com outros educadores as reflexões derivadas dos estudos, pesquisas e práticas inclusivas desenvolvidas pela autora durante seu mestrado, bem como de sua experiência como docente da rede pública de ensino estadual do Maranhão. Ao longo dos cinco capítulos que compõem o livro, aborda questões como diferentes concepções de deficiência, práticas inclusivas, políticas, leis, acessibilidade, preconceito, aprendizagem, uso de tecnologias no ensino de pessoas com deficiência, entre outras.O objetivo é contribuir para a inclusão das pessoas com deficiência na escola, seja ela pública ou particular. Segundo a autora, aceitar a diversidade humana na instituição de ensino e na sala de aula é reconhecer o indivíduo em seu contexto cultural, suas singularidades, seu saber, atitudes e forma de aprender, visando uma educação melhor para todos. Esta segunda edição contempla as atualizações das leis brasileiras relacionadas à inclusão, como a suspensão do Decreto n. 10.502/2020, que instituía a Política Nacional de Educação Especial: equitativa, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida; e a alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 2021, que se refere à educação bilíngue de surdos como uma modalidade de educação escolar, oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e em português escrito como segunda língua.