Este livro nasce de inquietações nascidas no âmbito da sala de aula em nível de graduação em Letras. Mais especificamente, no espaço de formação de futuros professores de língua e de literatura espanholas. Percebendo que o licenciando, ao iniciar osestágios de LE, raramente propõe atividades de leitura literária na escola, surgiram perguntas sobre a prática docente na universidade, a saber: as aulas de literatura em língua adicional dão subsídios para que o futuro licenciado em Letras se sintapreparado para discutir um texto literário estrangeiro na educação básica? Como conciliar as necessidades de ensino e de aprendizagem da língua propriamente dita com o que se exige em matéria de letramento literário? Que material de leitura literáriase pode ofertar à criança e ao jovem da Educação Básica? Tais perguntas resultaram na pesquisa Didáticas de Língua e de Literatura: a leitura na Educação Básica. A investigação envolve professores cuja formação está vinculada a linguística aplicada,língua estrangeira e literatura. Parte dos docentes atua tanto na Educação Básica, quanto do ensino superior. O grupo visa a pensar o ensino da língua e da literatura espanholas como amplas possibilidades comunicacionais entre as áreas, valorizandoaspectos culturais e subjetivos. Nesse sentido, também se percebe a necessidade de conhecer o contexto da literatura hispânica a partir de quem a estuda "de dentro", como um nativo, em diálogo com este que aprende o espanhol como segunda língua e quese torna professor do idioma.