A MÚSICA, AS PEDRAS E OS HOMENS

SKU 161309
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9786555236156
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    • 1
      Autor
      Menegotto, José Luis Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      265 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2020 Indisponível
    • 5
      Ano
      2020 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      21 x 27 x 1.7 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786555236156 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      11/10/2020 Indisponível
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Nesta obra examinei relações entre a Arquitetura e a Música. Reflexionando sobre alguns elementos formais utilizados por ambas as artes, busquei métodos de aproximação entre elas. Como resultado, apresento o processo de desenvolvimento de um programa de computador que traduz elementos geométricos a formas musicais (ou pseudomusicais). O nome do mecanismo programado é Caixa de Música. O conteúdo é resultado da tese de doutorado defendida em 2009 na UFRJ/Proarq, trabalho que apresento revisado e atualizado. Trata-se de uma incursão da disciplina conhecida como Desenho Assistido por Computador (CAD) dentro do campo da Composição Assistida por Computador (CAC). Desenvolvi diversas técnicas de composição a partir da tradução de objetos geométricos tridimensionais modelados dentro do popular ambiente gráfico AutoCAD. Apresento as diversas técnicas e critérios de manipulação formal utilizados para capturar e traduzir os objetos geométricos. Os instrumentos utilizados são a linguagem AutoLISP para manipular os objetos de AutoCAD e o Compo Music para processar musicalmente os objetos geométricos. A modelagem plástica do som, partindo de uma matéria-prima geométrica, visa a um objetivo maior que é o da qualificação sonora dos espaços arquitetônicos. Como referência principal, foi estudada a obra teórica e os fundamentos filosóficos e políticos do compositor grego Iannis Xenakis (1922-2001). Em especial, as suas especulações acerca das noções de estrutura musical outside-time e a teoria dos sieves. O estudo foi me levando, seguindo um enfoque epistemológico, para a problemática da relação entre Arte e Ciência. São apresentadas noções simplificadas de teoria musical e o instrumento matemático que serve para realizar as operações de tradução: a aritmética modular. Teorizo sobre diretrizes que permitam estender o uso da técnica como instrumento de qualificação espacial.

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