Esta obra reúne textos escritos por pedagogos-pesquisadores implicados com o tema da Pedagogia no cenário nacional, nas suas dimensões como campo de conhecimento, curso e profissão. Os autores dos capítulos são, em sua quase totalidade, vinculados àRede Nacional de Pesquisa em Pedagogia (RePPed), criada no ano de 2021, e que congrega pedagogos, professores, pesquisadores e profissionais da educação que assumem o propósito de desenvolver pesquisas referenciadas na Pedagogia como Ciência da Educação. Nessa perspectiva, os autores assumem a defesa de que é necessário aprofundar a discussão sobre a epistemologia da Pedagogia e suas intersecções com o curso homônimo, a formação de pedagogos e professores bem como com a pós-graduação no Brasil,considerando as suas especificidades históricas e culturais. Trata-se de uma coletânea de textos pensada, principalmente, para os estudantes das licenciaturas, os pesquisadores e professores da Educação Básica e do Ensino Superior, uma vez que se compromete, por meio dos textos que a compõem, a dialogar acerca da Pedagogia como campo epistemológico, de formação e de práxis, colocando em questão a sua contribuição basilar para a educação e o ensino na sociedade brasileira.