A RELIGIÃO DO CONCÍLIO VATICANO II

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    • 1
      Autor
      Orlando Fedeli Indisponível
    • 2
      Editora
      FLOS CARMELI EDIÇÕES Indisponível
    • 3
      Páginas
      256 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2021 Indisponível
    • 5
      Ano
      2021 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 2 x 23 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786588751046 Indisponível
    • 10
      Situação
      Disponível Indisponível
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Assim, desde as raízes da gnose, no pecado de Adão, chega-se até os ensinamentos modernos do Vaticano II, revelando sua conexão com o Idealismo alemão, com as doutrinas imanentistas de Bergson e com a Fenomenologia de Husserl, que tanta influência tiveram entre os católicos no pré-concilio, tudo isso de modo claro e sistemático, argumentado e didático.O estudo do Prof. Orlando Fedeli é, sem dúvida, uma excelente explicitação doutrinária e histórica de como se realizou o trabalho que o modernista Ernesto Buonaiuti, íntimo amigo de João XXIII, propugnava em seu livro ll modernismo cattolico, onde explica como os Modernistas deverão agir para obter sucesso, evitando toda condenação e mantendo-se, a todo custo, dentro da Igreja. Primeiro, comenta o erro dos reformadores anteriores, que se desligaram da Igreja, perdendo assim a melhor possibilidade de ação:"Até hoje se quis reformar Roma sem Roma, ou até contra Roma. É preciso reformar Roma com Roma; fazer com que a reforma passe através das mãos daqueles que devem ser reformados. Eis o verdadeiro e infalível método; mas é difícil. Hic opus hic labor".Para, depois, comentar o fruto que pretendem obter:"O culto exterior continuará durando assim como a hierarquia, mas a Igreja, enquanto mestra dos sacramentos e das suas ordens, modificará a hierarquia e o culto segundo os tempos: ela tornará aquela [a hierarquia] mais simples, mais liberal e este [o culto] mais espiritual; e por essa via essa [a Igreja] tornar-se-á um protestantismo; mas um protestantismo ortodoxo, gradual, e não um violento, agressivo, revolucionário, insubordinado; um protestantismo que não destruirá a continuidade apostólica do ministério eclesiástico nem a própria essência do culto". Dificilmente se poderiam resumir melhor, com mais acurácia, os objetivos, os métodos e os resultados a obter.

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