A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A ESTATÍSTICA EM AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA REFERENTES AO ENSINO FUNDAMENTAL

SKU 67297
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A ESTATÍSTICA EM AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA REFERENTES AO ENSINO FUNDAMENTAL

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A ESTATÍSTICA EM AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA REFERENTES AO ENSINO FUNDAMENTAL

SKU 67297
R$ 77,00
R$ 53,90
1 x de R$ 53,90 sem juros no Cartão
1 x de R$ 53,90 sem juros no Boleto
    • 1
      Autor
      OLIVEIRA JÚNIOR, AILTON PAULO DE Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      205 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2019 Indisponível
    • 5
      Ano
      2019 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 1.3 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788547326272 Indisponível
    • 10
      Situação
      Disponível Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      24/01/2019 Indisponível
Qtde.
- +
R$ 77,00
R$ 53,90
Quantidade
Cartão

1 x sem juros de R$ 53,90 no Cartão

Consulte frete e prazo de entrega

Não sabe o CEP?
No livro A resolução de problemas e a estatística em avaliações de larga escala referentes ao ensino fundamental, a partir da análise das provas e dos relatórios pedagógicos do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) referente ao nono ano do ensino fundamental, avaliações externas e de larga escala utilizadas no Brasil, procuramos verificar se as questões que abordam conteúdos estatísticos são elaboradas utilizando a resolução de problemas e qual abordagem está sendo priorizada nas questões segundo as Orientações para avaliação e ensino em educação estatística (GAISE) - estrutura curricular para o ensino fundamental e médio (FRANKLIN et al., 2005). Consideramos que a relação entre estatística e resolução de problemas sustenta-se nas reflexões de Lopes (2008) quando diz que não faz sentido trabalhar atividades envolvendo conceitos estatísticos que não estejam vinculados a uma problemática. Portanto, propor uma coleta de dados desvinculada de uma situação-problema não levará à possibilidade de uma análise real, além do que, construir gráficos e tabelas, desvinculados de um contexto ou relacionados a situações muito distantes do aluno, pode estimular a elaboração de um pensamento, mas não garante o desenvolvimento de sua criticidade. Para as questões do Saeb/Prova Brasil, não houve um recorte temporal definido, devido a não divulgação das questões dessas avaliações para o público. Para as análises das questões do Saresp, fizemos um recorte temporal de 2007 a 2014, pois, segundo São Paulo (2009), os conteúdos, as competências, habilidades e a escala de proficiência adotada pelo Saresp a partir de 2007 são feitas com a mesma métrica usada no Saeb; sendo assim as avaliações são possíveis de comparações. Para a apresentação e análise de cada uma das questões referente ao nono ano do ensino fundamental, descrevemos o tipo do raciocínio utilizado na questão bem como o seu gabarito; analisamos a questão segundo a resolução de problemas e a variabilidade proposta pelo documento GAISE; e finalmente sugerimos uma nova questão a partir das questões propostas, que aborda conteúdos estatísticos utilizando a resolução de problemas e/ou a variabilidade segundo o documento GAISE. Acreditamos que este é considerado um material de estatística para se trabalhar em sala de aula e/ou na escola.

Avaliar produto

Preencha seus dados, avalie e clique no botão Avaliar Produto.
Muito Ruim Ruim Bom Muito Bom Excelente

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca