No livro A resolução de problemas e a estatística em avaliações de larga escala referentes ao ensino fundamental, a partir da análise das provas e dos relatórios pedagógicos do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) referente ao nono ano do ensino fundamental, avaliações externas e de larga escala utilizadas no Brasil, procuramos verificar se as questões que abordam conteúdos estatísticos são elaboradas utilizando a resolução de problemas e qual abordagem está sendo priorizada nas questões segundo as Orientações para avaliação e ensino em educação estatística (GAISE) - estrutura curricular para o ensino fundamental e médio (FRANKLIN et al., 2005). Consideramos que a relação entre estatística e resolução de problemas sustenta-se nas reflexões de Lopes (2008) quando diz que não faz sentido trabalhar atividades envolvendo conceitos estatísticos que não estejam vinculados a uma problemática. Portanto, propor uma coleta de dados desvinculada de uma situação-problema não levará à possibilidade de uma análise real, além do que, construir gráficos e tabelas, desvinculados de um contexto ou relacionados a situações muito distantes do aluno, pode estimular a elaboração de um pensamento, mas não garante o desenvolvimento de sua criticidade. Para as questões do Saeb/Prova Brasil, não houve um recorte temporal definido, devido a não divulgação das questões dessas avaliações para o público. Para as análises das questões do Saresp, fizemos um recorte temporal de 2007 a 2014, pois, segundo São Paulo (2009), os conteúdos, as competências, habilidades e a escala de proficiência adotada pelo Saresp a partir de 2007 são feitas com a mesma métrica usada no Saeb; sendo assim as avaliações são possíveis de comparações. Para a apresentação e análise de cada uma das questões referente ao nono ano do ensino fundamental, descrevemos o tipo do raciocínio utilizado na questão bem como o seu gabarito; analisamos a questão segundo a resolução de problemas e a variabilidade proposta pelo documento GAISE; e finalmente sugerimos uma nova questão a partir das questões propostas, que aborda conteúdos estatísticos utilizando a resolução de problemas e/ou a variabilidade segundo o documento GAISE. Acreditamos que este é considerado um material de estatística para se trabalhar em sala de aula e/ou na escola.