A REVOLUÇÃO SOCIAL: LENIN E A AMÉRICA LATINA

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    • 1
      Autor
      HARNECKER, MARTA Indisponível
    • 2
      Editora
      EXPRESSÃO POPULAR Indisponível
    • 3
      Páginas
      336 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      14 x 21 x 1 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9786558911265 Indisponível
    • 9
      Situação
      Disponível Indisponível
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A revolução social: Lenin e a América Latina foi publicado pela primeira vez em espanhol em 1985. Com quase quarenta anos de distância de sua primeira edição, o texto segue necessário para quem se interessa pela continuidade do pensamento leninista para além das fronteiras temporais e geográficas da Revolução Russa.Com base nas experiências históricas da Rússia, Nicarágua e Cuba, Marta Harnecker retoma várias formulações de Lenin para contextualizá-lo na América Latina da década de 1980, mostrando a atualidade de muitos de seus escritos e também a necessidade de não utilizá-lo como um modelo fechado. Marta mostra como o revolucionário russo, no calor da hora, construía suas análises de conjuntura e planejava articulações estratégicas com os diversos setores sociais para encontrar uma marcha acertada para o processo revolucionário, não se precipitando e incorrendo nos riscos dos desvios do esquerdismo, mas ao mesmo tempo, não cedendo ao etapismo ou ao reformismo, desvios à direita.Clássica publicação no campo marxista, a obra volta a circular entre o público brasileiro em uma época distinta; os pilares do neoliberalismo já estão mais do que assentados, ao mesmo tempo que forjaram décadas de resistência às suas propostas; os desafios da construção da hegemonia de esquerda se renovam conforme avançam as tecnologias de comunicação dentro do contexto de monopolização da mídia e inédita concentração de renda no mundo. No entanto, para que seja possível avançar na construção socialista sintonizada com as necessidades do seu tempo histórico, o estudo das experiências pregressas não pode em nenhuma hipótese faltar aos militantes do presente.

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