O livro Adolescências trans: narrativas de diversidade, acolhimento e exclusão parte inicialmente do protagonismo infanto-juvenil (Perondi, 2021) frente a sua construção e autoI percepção de identidades de gênero. Aborda as adolescências, no plural, para que possamos compreender esse período da vida para além de um marcador biológico. É mediante suas narrativas, na construção de signi?cações sobre si, sobre a escola, sobre suas famílias, que se apresentam os relatos para este conjunto de quatro capítulos. Por meio dos relatos de sete adolescente trans, estudantes da rede pública de ensino, a obra aborda a transfobia escolar e cobranças sociais de passabilidade e sucesso escolar de estudantes trans. Esses participantes trouxeram também relatos sobre o acolhimento e resistências das famílias à transição social e às suas transexualidades. Dialogam no curso do livro sobre a expressão "O amor não é pras travestis", seus relacionamentos e afetos, e, por ?m, constroem um conjunto de sugestões para o acolhimento e inclusão de adolescentes trans nas escolas e em nossa sociedade. Neste trabalho, é possível encontrar também um conjunto de materiais coconstruídos entre autor e os adolescentes participantes, de modo a estimular o protagonismo e a participação ativa dos(as/es) adolescentes e a expressão signi?cativa de narrativas juvenis sobre suas vivências, sejam elas escolares, familiares ou de vida.