Esta obra apresenta como ocorre o processo de identificação, avaliação e atendimento educacional especializado ao estudante superdotado e como ele se percebe no contexto escolar e familiar, além de apresentar teorias conceituadas, uma visão abrangente de como o trabalho com os superdotados é realizado em outros países e uma retrospectiva legal de todos os avanços que ocorreram em nosso país desde que estes estudantes se tornaram PAEE - público-alvo da educação especial. Apresentamos também a história de Thomas, estudante superdotado equivocadamente avaliado como TEA - Transtorno do Espectro Autista, e todos os percalços e contradições que tal situação pode causar a um estudante com diagnóstico equivocado.Detalhando um pouco mais a obra, inicialmente apresentamos uma revisão bibliográfica das obras de Renzulli, Gardner e Sternberg, autores que atualmente se destacam pela elaboração de suas teorias com diferentes definições de inteligência e inteligência acima da média, e, na sequência, apresentamos uma análise dos principais avanços legais no Brasil acerca da defesa dos direitos da pessoa superdotada ao longo da história, com destaque ao estado do Paraná.Posteriormente descrevemos como o superdotado vem sendo compreendido ao longo da história e qual é o papel da família e da escola neste processo, para então discorrermos sobre a identificação, avaliação e o atendimento educacional especializado a este público nos Estados Unidos e em Portugal, com o objetivo de conhecer outras práticas realizadas internacionalmente.Em nosso último capítulo apresentamos a história de Thomas - estudante superdotado equivocadamente diagnosticado como TEA - com todos os desafios e superações que ocorreram durante a sua identificação, reavaliação e inserção no atendimento especializado, apresentando como estes contribuíram para o desenvolvimento de seu potencial e crescimento pessoal e acadêmico.