A Matemática é tida por muitos como um campo de conhecimento de difícil aprendizagem, e sua "filha", a Geometria, há décadas não tem sido devidamente valorizada por propostas curriculares, livros didáticos e cursos de formação de professores que lecionam Matemática. As consequências dessa concepção chegam, inevitavelmente, às salas de aula, onde a superficialidade ou a ausência dos estudos de conhecimentos de Geometria não favorece o desenvolvimento do pensamento geométrico dos estudantes.Acreditando que essa realidade pode ser mudada, um grupo de professores do Ensino Fundamental decidiu estudar Geometria e propor o ensino dessa bela página da Matemática, de forma participativa, divertida e significativa.Este livro mostra como isto foi planejado e realizado por diferentes professores, em diferentes escolas e anos escolares, com diferentes temas geométricos e estratégias didáticas. E revela seus bons resultados. Compartilhando ideias, conhecimentos, argumentos e experiências didáticas e valorizando a participação dos alunos, os professores mostram um eficiente modo de continuar sua formação e de geometrizar com os estudantes.