De maneira dialógica e acessível, a obra convida educadores que atuam na Educação Básica, Superior e Corporativa a desenvolver suas competências socioemocionais. Ensina como podem criar experiências de aprendizagem socioemocional a partir da perspectiva multidisciplinar e centrada no uso de metodologias ativas. Os conteúdos e recursos apresentados são fundamentados em pesquisas, estratégias e técnicas ativas de aprendizagem de diversos campos - Educação, Psicologia Positiva, Comunicação, Design e Gestão - e nas cinco competências elencadas pela Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (Casel): autoconhecimento, autogestão, habilidades de relacionamento, consciência social e tomada de decisões responsáveis.Temas relevantes e atuais, como autocuidado, propósito de vida, desenvolvimento de conduta pró-social, elementos que favorecem a saúde mental e física, soft e hard skills, estratégias de coping e Design Thinking também são abordados na obra. Todos os capítulos foram enriquecidos pela autora com recursos visuais, exemplos, práticas e situações embasadas em sua vasta vivência como formadora de educadores. Ao final de cada parte da obra estão disponíveis atividades para apoiar o educador no seu desenvolvimento socioemocional e, posteriormente, no de outras pessoas.Aprendizagem socioemocional com metodologias ativas é, além de um guia para educadores, um diálogo entre amigos e, como tal, conduz o leitor por suas páginas de forma profunda, didática e prazerosa.