Direcionado às formações inicial e continuada de professores, bem como aos docentes de Matemática atuantes no Ensino Básico, este texto foi produzido na mesma época em que se observava a inclusão do termo - "ceviana" - em alguns didáticos de Matemática aprovados pelo PNLD - 2020. Inserida em um movimento contemporâneo de pesquisa em Educação Matemática, " As cevianas notáveis do triângulo: uma análise de livros didáticos na perspectiva da história das disciplinas escolares (1969 - 2019)" promove uma discussão sobre o ensino das cevianas notáveis (altura, mediana e bissetriz interna) do triângulo nas últimas cinco décadas, tendo como alicerce os livros didáticos de Matemática e Desenho Geométrico utilizados no oitavo ano de Ensino Fundamental. Neste sentido, este livro assume um caráter inovador ao apresentar uma pesquisa atual e até então, não explorada no Brasil, uma vez que os materiais direcionados à discussão dos assuntos inerentes às cevianas são restritos, principalmente ao que se refere à não utilização deste termo em sala de aula e a escassez de abordagens históricas relacionadas ao matemático italiano Giovanni Benedetto Ceva (1747-1834) em livros didáticos de Matemática e compêndios de História da Matemática. Autor