AS CONSTELAÇÕES FAMILIARES COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR NA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA E SISTÊMICA

SKU 110947
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    • 1
      Autor
      ARAÚJO, LUZIA MÔNICA LIMA DA FROTA Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      135 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2020 Indisponível
    • 5
      Ano
      2020 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 0.8 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788547342074 Indisponível
    • 10
      Situação
      Disponível Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      26/02/2020 Indisponível
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O livro As constelações familiares como método de investigação da violência escolar na perspectiva sociológica e sistêmica lança um novo olhar sobre o fenômeno da violência como objeto de estudo das Ciências Sociais, com enfoque no contexto escolar. Por meio do estudo de caso, em uma escola de ensino infantil e fundamental na cidade de Fortaleza localizada na comunidade Sítio São João, no bairro do Jangurussu, que é considerado o mais violento da capital cearense, a autora descreve a realidade cotidiana de alunos, familiares e funcionários da escola enredados em contexto de violência que reverbera no espaço escolar e influencia as relações entre alunos e profissionais da Educação, interferindo no processo de ensino e aprendizagem dos docentes e discentes. Nesse sentido, a autora reuniu vários depoimentos de alunos, professores, funcionários e diretor da escola utilizando diversos instrumentos como a entrevista semiestruturada, representações gráficas (orgenograma escolar e genograma familiar), que auxiliam na realização de um diagnóstico para saber como uma determinada família ou grupo é constituído e por meio de hipóteses identificam a origem de determinados conflitos e sua evolução através do tempo, relacionado com o contexto familiar. A autora também utilizou a Constelação Familiar ou Sistêmica, uma abordagem na qual se utiliza técnicas terapêuticas baseada no método fenomenológico que permite contextualizar o fenômeno da violência escolar. Atenta às novas formas de pensar as questões do mundo e as relações humanas, a autora propõe a apreensão do fenômeno da violência por meio da visão sistêmica da vida, que transpõe as visões clássicas ou tradicionais para explicar o tema em questão, mas sem refutá-las. Esse fato constitui-se no diferencial desta obra, pois aqui são apresentadas diversas perspectivas e abordagens para analisar o problema da violência escolar, desde autores de perspectivas teóricas eurocêntricas, autores de perspectivas teóricas pós-coloniais, decoloniais e autores de perspectivas teóricas sistêmicas, ampliando, assim, o leque de possibilidades investigativas para o pesquisador. Nesta obra, a autora pretende dar sua contribuição no sentido de fomentar o Pensamento Sistêmico nas pesquisas em Ciências Sociais e promover a transdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento para alargar a compreensão dos fenômenos complexos da sociedade global na atualidade.

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