ASPECTOS TEÓRICOS DA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

SKU 135692
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9788544436257
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    • 1
      Autor
      SOUZA, LINCOLN MORAES DE Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      152 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      16 x 23 x 1 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788544436257 Indisponível
    • 9
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
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Dentre os falsos dilemas que atravessam a avaliação de políticas públicas, um dos mais importantes e geralmente implícito é sobre os vínculos com a teoria no sentido amplo. De um lado, tem-se a impressão de que a atividade pode se dar ao luxo de caminhar garbosamente sem uma orientação teórica e que se basta com um empirismo vulgar. De outro lado, a teoria é contraposta a procedimentos metodológicos, como se estes fossem competidores daquela e disputassem um lugar na avaliação. Em alguns momentos, inclusive, a teoria é reduzida a simples hipótese com a necessidade de uso indispensável de testes estatísticos. Na verdade, a antinomia reside em outro plano: o crescimento da avaliação subordinada à ideologia neoliberal e materializada através do chamado gerencialismo, considerada como ferramenta de privatização do Estado e perseguição ao funcionalismo; avaliação enquanto pesquisa social, trabalhando com o método científico, envolvendo teoria e abrindo a possibilidade de fazer parte de políticas públicas que beneficiem a população como um todo e não somente uma minoria privilegiada. Mas as relações da avaliação de políticas públicas com a teoria, nem sempre foram explícitas. Já no início, tiveram raízes diferentes, mudaram ao longo do tempo e terminaram, no fundamental, ancoradas em três teorias, referenciadas, respectivamente, em Campbell, Weiss e Rossi e Chen. E, o que constitui o núcleo do livro, ainda não foi, propriamente, elaborada de modo sistemático uma teoria mais geral e consensual da avaliação, mas teorias da avaliação de políticas públicas.

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