AUTOIMPERIALISMO

SKU 27143
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9788542207569 Páginas: 128Edição: 1 - 2016Ano: 2016Origem: NACIONALEncadernação: BROCHURADimensões: 13.4 x 18.4 x 0.7ISBN: 9788542207569
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    • 1
      Autor
      MOSER, BENJAMIN Indisponível
    • 2
      Editora
      CRÍTICA Indisponível
    • 3
      Páginas
      128 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2016 Indisponível
    • 5
      Ano
      2016 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      13.4 x 18.4 x 0.7 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788542207569 Indisponível
    • 10
      Situação
      Esgotado Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      30/05/2016 Indisponível
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Um livro para repensar o que é o Brasil, e qual o nosso futuro, escrito pelo norte-americano autor de Clarice, a biografia de Clarice Lispector que se transformou em best-seller no Brasil e no exterior. Em três breves ensaios, o norte-americano Benjamin Moser desfaz a visão o mamente difundida acerca da arquitetura moderna brasileira e as realizações que dela descendem. Para o autor, que, na qualidade de biógrafo e tradutor de Clarice Lispector, conviveu longamente com a cultura do Brasil, a construção do país se rege por um conceito que ele denomina ''''autoimperialismo'''', título que dá ao primeiro ensaio deste livro. Desde as bandeiras e seus perpetradores tema que orienta o texto A pornografados Bandeirantes , o Brasil tem se dedicado a conquistar-se a si mesmo, de maneira tão predatória quanto a que adotaria um invasor estrangeiro. Em termos urbanísticos, a atitude se manifesta em momentos como a construção da avenida Rio Branco, que arrasou boa parte do Rio de Janeiro antigo nas reformas do prefeito Pereira Passos, se repete no loteamento descuidado e regido pelo capital das grandes cidades como São Paulo e chega ao ápice na construção de Brasília. A visão desolada que Moser dedica à capital do Brasil, que projetou no mundo a arquitetura de Oscar Niemeyer, é o tema de Cemitério da Esperança, ensaio de abertura do livro. No texto, o ensaísta analisa os aspectos autoritários por trás dos monumentos brasilienses, lançando um olhar crítico raramente destinado às realizações daquele que se tornaria algo como o arquiteto oficial do país.

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