É possível pensar o ambiente de aprendizagem híbrido como um cérebro coletivo? Podemos criar um entorno com mais possibilidades para a aprendizagem explorando as potencialidades do blended learning e da inteligência coletiva? São essas as questões que o autor busca responder ao longo do livro.Nesta obra, José Erigleidson reúne mais de 10 anos de estudos sobre inteligência coletiva e aprendizagem em ambientes tecnológicos, primeiramente em ambientes virtuais de aprendizagem, e, mais recentemente, no blended learning.Com uma visão original, o autor reconstrói as condições culturais das quais vão brotar o blended learning e a inteligência coletiva. Para além disso, propõe o imbricamento dessas duas tendências no campo educacional, como possibilidade de criação de ambientes de aprendizagem híbridos que potencializem a aprendizagem, resultando em uma abordagem que o autor nomeia de Blended Learning Baseado na Inteligência Coletiva (BLBIC).Mais do que repetir termos, José Erigleidson ousa propor conceitos inéditos no campo da Educação, a começar pela proposta do BLBIC, passando pelos operadores pedagógicos da inteligência coletiva, inteligência coletiva potencial e inteligência coletiva cinética, níveis de hibridismo, entre outros.