A coleção A direção da gestão escolar nasce da experiência de suas organizadoras como formadoras e pesquisadoras em educação. Após trabalharem na formação de mais de 1.500 diretores da Rede Municipal de Educação de São Paulo, entre 2020 e 2023, identificaram uma carência de materiais de apoio para a reflexão crítica e o desenvolvimento profissional dos gestores, dada a falta de tradição em registros sistemáticos e espaços de interlocução entre pares. Esta nova coleção busca preencher essa lacuna, estimulando a reflexão, o registro e a produção de sentidos pelos próprios diretores. Visa, assim, a oferecer subsídios fundamentados em pesquisa, divulgar experiências bem-sucedidas e valorizar profissionais da educação, fortalecendo a história da gestão escolar em diálogo entre pesquisadores e gestores. O tema central deste primeiro volume é a liderança dos diretores no cenário contemporâneo, abordando saberes da gestão e temas como diversidade, decolonialidade e equidade. A proposta reafirma a importância da carreira dos gestores, sobretudo na defesa da escola pública.