Este livro é um convite para educadores, gestores escolares, pais, coordenadores e terapeutas da saúde explorarem os mistérios do cérebro humano e como ele impacta diretamente a aprendizagem das crianças. A Coleção Caminhos Neuroeducativos apresentaa neuropsicopedagogia, uma área emergente que combina conhecimentos da neurociência aplicada à educação, psicologia cognitiva e pedagogia, como uma aliada poderosa na promoção de um ensino mais eficaz e significativo. Nesse primeiro volume, os leitores aprenderão, por meio de histórias baseadas em casos reais, o significado de uma educação voltada para a identificação precoce das dificuldades e transtornos de aprendizagem, bem como estratégias baseadas em evidências para apoiar o desenvolvimentocognitivo e emocional dos alunos.Não é apenas um guia teórico, trazendo exemplos práticos, estratégias pedagógicas e atividades que podem ser implementadas em sala de aula para estimular funções executivas, melhorar a atenção e promover um ambientede aprendizagem mais prazeroso. Exploramos os quatro pilares da neurociência aplicados à educação: motivação (aprendizagem pela curiosidade e relevância), experiências (aprendizagem pela teória e prática), socioemocional (aprendizagem pela interaçãosocial) e autorregulação (aprendizagem pelo autoconhecimento). Cada um desses pilares é detalhado com clareza, mostrando como podem ser aplicados na prática educativa para transformar a experiência de aprendizagem por meio da tecnologia, gamificaçãoe storytelling.Se você é professor, educador, gestor escolar, pai, coordenador ou terapeuta da saúde, ou alguém apaixonado por compreender como aprendemos, este livro é uma leitura indispensável. Junte-se a nós nesta jornada pelo cérebro e descubracomo aplicar os conhecimentos de neurociência e neuropsicopedagogia pode transformar a educação e potencializar o desenvolvimento das crianças. Venha explorar, aprender e se inspirar com a neurociência em benefício da educação!