Este livro permeia pela rica diversidade sociocultural, linguística,educacional e ambiental do estado de Mato Grosso, dístribuídaIpela extensa área geográfica. Essa diversicade istribuí-se pelacomunidade envolvente, aldeias indígenas, comunidades quilombolaseribeirinhas. A comunidade envolvente traz consigo especificidadesregionais, construídas a partir dos processos de colonização epovoamento, eclodindo diferenças culturais distribuídas pelas regiõesgeográficas intermnediárias de Barra doGarças, Cuiabá, Cáceres,Rondonópolis e Sinop (e não só). Nesse contexto, os povos indígenas,que se distribuen em etnias distintas, lutam pela sobrevivência desuas culturas, assim como acontece com as comunidades quilombolas.As escolas criadas emmuitas aldeias indígenas e comunidadesquilombolas permitemo desenvolvimento da educação sistematizada,sem que esses grupos deixassem de trabalhar pelo fortalecimento desuas línguas e culturas, agregando novos valores as suas politicas desobrevivência, tais como: agricultura familiar, inserção no mercadode trabalho na comunidade envolvente, comercialização de produtosartesanais e agrícolas, entre outros.