A pandemia da covid-19 deixou claro a necessidade da oferta de formação aos diversos atores educacionais (como estudantes, professores, gestores e pais) visando ao aprimoramento do seu nível de proficiência em competências digitais. Competências Digitais em Educação: do conceito à prática, organizado por Patricia Alejandra Behar e Ketia Kellen Araújo da Silva, é o registro das pesquisas sobre o tema que vêm sendo desenvolvidas no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicado à Educação (NUTED/UFRGS).Nosvários capítulos, você encontra elabora das discussões teóricas; ricos frameworks desenvolvidos pelos pesquisadores; indicações para a avaliação de competências digitais; foco em alunos, professores e outros atores; orientações para a escrita coletiva digital; dentre outros temas. Você também será apresentado a conceitos desenvolvidos pelo grupo, como sujeito mobile e cyberseniors. Uma das aplicações das competências digitais ainda carente de material de apoio teórico é a Educação a Distância (EaD). Este livro se aprofunda não apenas na discussão sobre as competências digitais na EaD, mas apresenta também um framework para esse propósito. Competências Digitais em Educação: do conceito à prática é ao mesmo tempo uma introdução ao tema paraos novatos e um aprofundamento da teoria e da prática para os mais experientes. Uma obra de referência sobre competências digitais na educação.