O Grupo de pesquisa Relate - Research on education and language teaching traz a público a obra Consciência metalinguística, ensino e aprendizagem de línguas. A hipótese de trabalho do grupo e desta publicação é a de que a formação da consciência metalinguística de uma língua passa, inevitavelmente, pelo conhecimento da gramática, o que contribui para que os falantes se expressem de forma adequada nas diversas situações de oralidade, leitura e escrita. Esse processo também envolve uma reflexão consciente sobre a língua materna e sobre as línguas estudadas ou conhecidas, favorecendo um uso mais competente e crítico da linguagem.Conjunto vivo e plural, os capítulos aqui reunidos desenham novos caminhos para o ensino de línguas, apontando para uma didática que valoriza a consciência metalinguística como eixo estruturante do processo de aprendizagem.Este volume dirige-se a professores, formadores, pesquisadores e estudantes que desejam aprofundar o diálogo entre teoria e prática, enfrentando os desafios e as possibilidades do ensino de línguas em contextos cada vez mais interlinguísticos, tecnológicos e multiculturais.