CONTEXTOS, (IN)DEFINIÇÕES E SENTIDOS DO TRABALHO DOCENTE NOS INSTITUTOS FEDERAIS

SKU 265055
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    • 1
      Autor
      SILVA, MIRNA RIBEIRO LIMA DA Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      221 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2024 Indisponível
    • 5
      Ano
      2024 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525069494 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      10/12/2024 Indisponível
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Este estudo analisa a condição do trabalho docente nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), cuja carreira de magistério do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT) trouxe melhorias, mas, também, ampliou o espaço de atuação docente para os dois níveis de ensino, concomitantemente, da Educação Básica Profissional Técnica de Nível Médio à Educação Superior. Metodologicamente, a pesquisa envolve revisão de literatura, análise documental e pesquisa de campo com aplicação de questionários e realização de entrevistas, pauta-se na triangulação de dados quantitativos e qualitativos e fundamenta-se sobre os conceitos de profissionalização, desprofissionalização e reprofissionalização da docência. Identifica-se uma condição que mobiliza aspectos aparentemente contraditórios, como, por exemplo, ampliação da qualificação e maior controle, desenvolvimento profissional e intensificação, melhoria nas condições de remuneração e desestabilização dos referenciais identitários da profissão docente. Por outro lado, ao ouvir os próprios docentes, nota-se também a produção de novos sentidos, em torno das especificidades da carreira e das práticas pedagógicas para atuação com estudantes dos dois níveis de ensino.O texto aponta aspectos históricos da docência nas instituições federais de educação profissional para mostrar como seus profissionais passaram de uma atividade sem carreira, sem vínculo permanente de contratação e, em alguns casos, sem exigência de escolarização prévia até alcançarem a condição de atuação em cursos dos dois níveis de ensino, com a carreira de Magistério do EBTT e a institucionalidade dos IFs. Em seguida, aborda as definições e indefinições que configuram esse grupo profissional, considerando sua carreira e alguns aspectos específicos da sua condição. E, por fim, analisa os sentidos que docentes que atuam em um IF dão à sua condição profissional. A obra ultrapassa os limites do objeto de análise em si e reflete a complexidade do trabalho nos tempos atuais, entre movimentos dialéticos e interdependentes de profissionalização, desprofissionalização e reprofissionalização.

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