CORPOS EM DISPUTA: OS DILEMAS DA CATEGORIA "PARDO" NAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS DE CORTE RACIAL NO SUL DO RS

SKU 302086
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    • 1
      Autor
      SILVA DE AVILA, CARLA Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Edição
      1 - 2025 Indisponível
    • 4
      Ano
      2025 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      16 x 23 x 4 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9786525186467 Indisponível
    • 9
      Situação
      Lançamento Indisponível
    • 10
      Data de lançamento
      21/11/2025 Indisponível
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O trabalho da professora Carla Avila é uma problematização dos processos de acesso às políticas de ação afirmativa no que diz respeito ao ensino superior. A autora atenta-se aos enredos teóricos que permeiam o racismo no Brasil e discute o papel dos movimentos sociais pautando a centralidade de um agente fiscalizador. O destaque com relação à escrita da professora Carla refere-se à construção histórica da categoria pardo como uma categoria em disputa e que está presente na análise e discussão da pesquisa, que, por sua vez, utiliza reflexões acerca de experiências compartilhadas de servidores, do movimento negro e de estudantes da Universidade Federal de Pelotas/RS. Destaco como um dos principais questionamentos a distinção entre direitos e privilégios. O pardo racializado versus o pardo branco ou branquíssimo, sendo essa a real categoria em disputa no cenário racista do acesso às instituições de ensino superior. Estamos acessando assim um trabalho com escopo teórico e responsabilidade de escuta de falas ativas nesses processos, que interroga não só as comissões e as instituições, mas a sociedade brasileira sobre quem ela racializa.Cassiane de Freitas Paixão Socióloga, doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande. Atua em pesquisas relacionadas à temática etnico-racial, políticas públicas, comunidades tradicionais e sociologia brasileira

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