CUIDADO E FORMAÇÃO EM HEIDEGGER: BASES FILOSÓFICAS PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO DA BILDUNG

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CUIDADO E FORMAÇÃO EM HEIDEGGER: BASES FILOSÓFICAS PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO DA BILDUNG

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9786586074222 Páginas: 158Edição: 1 - 2021Ano: 2021Origem: NACIONALEncadernação: BROCHURAISBN: 9786586074222
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    • 1
      Autor
      DORO, MARCELO JOSÉ Indisponível
    • 2
      Editora
      UNIJUI EDITORA Indisponível
    • 3
      Páginas
      158 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2021 Indisponível
    • 5
      Ano
      2021 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      ISBN
      9786586074222 Indisponível
    • 9
      Situação
      Disponível Indisponível
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Este livro explora o tema da formação humana com base no pensamento de Martin Heidegger. A questão que norteia a investigação é se seria possível identificar, nos escritos da primeira fase da obra desse filósofo, elementos para uma resposta atual aoproblema da formação. Por "problema da formação" entende-se a possibilidade de o indivíduo constituir e guiar a si mesmo na relação com seu mundo. O desenvolvimento da investigação encontra na riqueza semântica do conceito de cuidado e seus momentosconstitutivos indicativos de um movimento ontológico que leva de uma condição inicial de não formação para uma autêntica formação de si mesmo. Sobre essa base, defende-se a tese de que a Filosofia de Heidegger oferece uma resposta ao problema da formação que, sob aspectos gerais, mantém-se próxima à tradição, mas que é substancialmente muito diferente: formação equivale à transformação, por parte do indivíduo, de sua condição inicial de imersão irrefletida no mundo, a ser conduzida sem qualquervínculo com verdades absolutas ou ideais universais; a formação pensada na perspectiva da Filosofia heideggeriana constitui-se pelo despertar do indivíduo para a sua liberdade radical, o que se dá numa luta constante contra as tendências cotidianas ao ocultamento e à dissimulação de seu ser e poder-ser no mundo. Essa ideia ressignificada de formação permite não apenas fundamentar uma crítica aos limites da formação estritamente profissional que permeia as discussões e as práticas educacionais hodiernas, como também esboçar as linhas gerais de uma educação que respeite e favoreça a liberdade ontológica dos indivíduos.

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