O Grupo de Pesquisa Educação, Ciência e Tecnologia, criado em 2016, tem trabalhado com afinco no intuito de promover o desenvolvimento de habilidades e de competências na comunidade acadêmica que culminem no fortalecimento da contracultura do modelo linear com os estudos sociais da ciência e tecnologia através de pesquisas, bem como da atuação na educação por meio do letramento científico e tecnológico, na problematização às maneiras de compreender as interações em CTS, cuja ênfase é tornar as pessoas capazes de compreender, de expressar opiniões, e de se posicionar sobre o cotidiano, suas implicações sociais, e sobre os impactos na qualidade de vida em relação ao desenvolvimento científico e tecnológico. As páginas a seguir são um convite e uma provocação para pensarmos juntos sobre alternativas educativas que potencializem a aprendizagem e instiguem um novo olhar sobre o ensinar atrelado à Ciência, Tecnologia e Sociedade, à (res)significação do Ensino, e ao protagonismo no ensino e aplicabilidade de contextos interventivos na prática educativa. Aventure-se a pensar para além do que é de costume. Boa Leitura!