Este trabalho se orienta por uma visão geral da crítica em face do fenômeno estético e, em particular, pelos conceitos relativos à interpretação e à semiologia, articulando-se ao projeto de desconstrução das premissas básicas que determinam a historia da ciência e da cultura. Procura-se com ele: a) discutir o problema da significação pertinente à concepção de texto como instância de produção de sentidos; b) comentar a natureza, a função e a noção de escrita como prática, como jogo, cuja força significante inscreve-se na historia contemporânea como tentativa de elaborar um pensamento forte o bastante para abalar e corroer, de seu próprio interior, os conceitos cristalizados e classificados hierarquicamente dentro de um sistema essencialmentemetafísico; c) relacionar a escrita e a leitura aos processos discursivos de critica e criação. Por fim, pretende-se depreender do discurso de Ítalo Calvino, em que critica e criação se fundem no meta-romance Se um viajante numa noite de inverno, aformulação de uma possível teoria da leitura. Esse romance, como jogo textual, mais que contar uma historia, se ocupa do sentido da narrativa; por isso, instrui um saber.