DESIGN DE VERBETE DE SUBSTANTIVO PARA UM DICIONÁRIO BILÍNGUE PORTUGUÊS-LIBRAS

SKU 108398
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9788521700784
R$ 40,00
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    • 1
      Autor
      BOLDO, JAQUELINE Indisponível
    • 2
      Editora
      PONTES Indisponível
    • 3
      Páginas
      118 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2020 Indisponível
    • 5
      Ano
      2020 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 0.6 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9788521700784 Indisponível
    • 10
      Situação
      Disponível Indisponível
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Este livro que, indiscutivelmente, tem um componente de ineditismo, foi elaborado por um grupo forma­do por uma professora ouvinte, doutora e pesquisadora da (Meta)Lexicografia, e três professores surdos, mestres e professores de Língua Brasileira deSinais (LIBRAS), a língua gestual-visual-espacial dos surdos brasileiros. Sua finalidade principal vem a ser chamar a atenção de surdos e ouvintes sinalizantes para a grande importância de contar com obras lexicográficas que lematizem, segundo critérios científicos, não apenas unidades lexicais simples, mas também unidades lexicais compostas e complexas, haja vista sua grande produtividade nos discursos escritos e orais de qualquer falante da língua portuguesa, segunda língua dos surdos brasileiros. Partindo da des­crição da estrutura textual de verbetes de substantivos extraídos de obras de referência elaboradas na direção Português-Libras, por um lado, se pretende mostrar que de modo geral as unidades lexicais do Português e seus equivalentes de tradução para a Libras não têm sido incor­porados em obras de referência que envolvem as línguas aqui em questão. Por outro lado, tem-se a finalidade de apresentar uma proposta original de verbete para a classe gramatical substantivo inspirada em duas teorias da (Meta)Lexicografia: a Teoria Funcional da Lexicografia -que como vem sendo ventilado por estudiosos desse ramo da Lexicografia, por envolver todos os aspectos da Lexicografia, é uma teoria geral-, e a Teoria da Lexicografia Bilíngue Contrastiva, que é uma teoria específica ou paradigma. A defesa que subjaz a este trabalho é a de que as obras de referência que pretendem se constituir como ferramentas complementa­res de ensino e aprendizagem de línguas mais do que quaisquer outro tipo de obra lexicográfica, a esta altura dos avanços dos estudos da (Meta)Lexicografia não devem continuar a ser elaboradas com base na intuição de seus autores. Ao contrário: devem ser elaboradas sobre o alicerce dos princípios da (Meta)Lexicografia ou, se for o caso, nos termos ou da Lexicografia Especializada e/ou da Termi­nografia. Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão

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