Deus Quarens: Introdução à metafísica da interioridade de Santo Agostinho nas leituras de São Boaventura e Heidegger

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Deus Quarens: Introdução à metafísica da interioridade de Santo Agostinho nas leituras de São Boaventura e Heidegger

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9788563042248
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    • 1
      Autor
      Pignatari: Carlos Indisponível
    • 2
      Páginas
      128 Indisponível
    • 3
      Edição
      1 - 2015 Indisponível
    • 4
      Ano
      2015 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      14 x 0.8 x 21 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788563042248 Indisponível
    • 9
      Situação
      Disponível Indisponível
    • 10
      Data de lançamento
      01/01/2015 Indisponível
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Santo Agostinho culmina trajetória de duas caminhadas fundantes do mundo intelectual ocidental, na exata medida de se tornar, ele próprio, o mestre do ocidente por excelência. Nele se vislumbra a tradição pla- tônica, via Plotino e Porfírio, a sedimentar e possibilitar se pensar o locus Dei, o "lugar", a habitação de Deus, na alma que busca o amor que a buscou primeiro, na interioridade que me dá o ser que minha finitude, minha corporeidade, minha carne, teimam em sentir e usufruir na disso- lução do efêmero, na fugacidade nela experimentada. Mas o platonismo é por ele assimilado no eixo imperativo do kairos ou temporalidade da graça, que condiciona a humanidade a ser buscada e tomada, perpassada e atravessada (transcendida) pela incondicionalidade. São Boaventura será autor de obra lapidar, refinada pela assimilação da herança agostiniana no espírito da presença divina cósmica que movia São Francisco de Assis. ampliando a matriz agostiniana para incluir o que em seu início declinara (aristotelismo); aprofundando-se nas razões eternas e seminais como que presentes a simultâneo, em superação do paradoxo temporal; e delineiando a busca humana como itinerarium que abarca o real a perfazer-se no divino - a filosofia é em e a partir de Deus, e não simplesmente ou unicamente nele finalizada Mais adiante na perfi- lha histórica, Martin Heidegger, na trilha da corrente fenomenológica,

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