Neste livro procuramos discutir o caráter inovador de algumas das tecnologias educacionais empreendidas no desenvolvimento do Pibid na UFF. O Pibid-Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma política pública do Ministério da Educação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, que induz e fomenta a formação de professores em parceria com escolas de educação básica. A Universidade Federal Fluminense inseriu o programa em todos os seus cursos de Licenciatura abrangendo hoje cerca de mil bolsistas, entre licenciandos, professores da educação básica e docentes universitários. Procuramos reunir neste texto reflexões e relatos de experiências didáticas e de formação de professores que têm em comum o empenho em romper com modos tradicionais de fazer a escola. Como signatários da obra estão aqui representantes de todos os campus da UFF em que há cursos de formação de professores - Niterói, Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Santo Antônio de Pádua e Volta Redonda. A publicação apresenta parte do Pibid/UFF composta por doze capítulos, congregando professores coordenadores de área, professores supervisores, alunos bolsistas de iniciação à docência, colaboradores e também a equipe gestora. A diversidade de autores, representantes dos diferentes segmentos que compõem o projeto, possibilita ao leitor olhar, de perspectivas diversas, a materialização do Pibid/UFF nos cotidianos em que está inserido. O convite à leitura é também o convite engajamento na construção de uma educação inovadora!