Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) se tornaram temas amplamente debatidos na atualidade. Na hospitalidade, observamos um conjunto de possibilidades e desafios no encontro com o outro, na relação entre os anfitriões/prestadores de serviços e os visitantes/clientes. Por isso, tratar desses temas é essencial para instituições e profissionais que queiram se destacar e estejam interessados em oferecer uma experiência mais respeitosa, justa e igualitária aos hóspedes/consumidores.Este livro apresenta diversos conceitos de hospitalidade e diversidade e nos dá uma breve contextualização histórica sobre o surgimento das políticas de diversidade, equidade e inclusão. Além disso, analisa estudos de caso sobre hospitalidade, tendo como contexto as políticas de DE&I e a agenda ESG (sigla em inglês para "ambiental, social e governança") no comércio. A obra também fala dos preconceitos e de dinâmicas discriminatórias nos serviços de hospitalidade; explica os conceitos de exclusão, segregação, integração e inclusão; discute as dimensões da acessibilidade; e aborda legados da diversidade e visões para o futuro, entre outras contribuições para a reflexão dos leitores. Desenvolvido pelo Senac São Paulo, este conteúdo foi elaborado pelos docentes Cláudia Balthazar, Fábio Ortolano e Thammy Alonso Guastella para ajudar você e sua organização a lidar com situações reais, refletindo sobre desafios éticos, profissionais e estruturais presentes no seu dia a dia.