O cenário educacional brasileiro da contemporaneidade em muito nos desafia ao tecermos considerações sobre docência, psicopedagogia e inclusão. O processo de maturação que se observa em ambientes educacionais nesses aspectos; quer do ponto de vista da formação profissional, quer da sua intervenção na realidade social, tem sido ritmado pelas transformações ocorridas na nossa sociedade, nos últimos 30 anos. Nesse cenário, o professor edifica seu projeto profissional fundamentado em teorias psicopedagógicas, assentado no compromisso com esta categoria profissional orientada por um conjunto de princípios, que indicam um projeto societal ancorado em valores e princípios éticos e políticos emancipatórios, com vistas ao aprofundamento da equidade, combate ao preconceito e à discriminação. O presente livro traz contribuições que ampliam esse processo, trazendo reflexões sobre temas centrais à formação e ao exercício profissional relacionado à docência, à psicopedagogia e à inclusão. A coletânea é fruto de um empreendimento coletivo, apresentado em três partes. Parte I - Aspectos motivacionais da docência; Parte II - Psicopedagogia em diferentes contextos da escolarização; Parte III - Inclusão social e educacional.