Neste livro, Terry Anderson e Olaf Zawacki-Richter procuram definir uma nova agenda de pesquisa para a área da educação a distância online, sintetizando os temas, oportunidades, questões e desafios que envolvem atualmente a disciplina. Cada capítulo,escrito por um especialista internacional ou grupo de especialistas, oferece uma visão geral de um tema importante em educação a distância online, resumindo as pesquisas principais sobre o tópico, discutindo insights teóricos que guiam a pesquisa atual, propondo questões e direções para pesquisas futuras e discutindo as implicações para a prática da educação a distância como um todo. Concebido como uma fonte de referência primária e um guia para educadores, pesquisadores e legisladores na áreade educação a distância, Educação a Distância Onlineexplora aspectos da prática da educação a distância que foram em geral marginalizados, como temas ligados a economia, custos, justiça social, preconceito cultural, formação de professores e gestão ecrescimento de comunidades de alunos. Ao mesmo tempo profundamente empírico e reflexivo, além de direcionado para o futuro e aberto a novas abordagens em relação ao ensino online e a distância, este volume é um recurso inestimável para pesquisadoresque estejam trabalhando nesta área que se expande rapidamente. OLAF ZAWAKI-RICHTER é professor de tecnologia educacional na Universidade de Oldenburg e no programa online de Mestrado em Educação a Distância e E-learning oferecido conjuntamente pela Universidade de Oldenburg e a Universidade de Maryland, University College. TERRY ANDERSON é professor e pesquisador no Technology-Enhanced Knowledge Research Centre na Athabasca University. Seus interesses de pesquisa centram-se em interaçõese mídias sociais em contextos educacionais. Ele é o organizador do livro Theory and Practice of Online Learning, 2. ed., vencedor do Prêmio Charles E. Wedemeyer em 2009.