Este livro intitulado EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E EMANCIPAÇÃO: UMA RELAÇÃO DIALÓGICA COM HERBERT MARCUSE se constitui como um verdadeiro divisor de águas no âmbito dos estudos que versam sobre a citada modalidade educacional. Nessa obra de valor exponencial, identificamos os incansáveis esforços do autor em mostrar de que maneira as características da educação escolar quilombola mantêm filiação umbilical com a emancipação humana, conforme aponta o pensamento filosófico marcuseano. O próprio autor deste livro, José Bezerra, é um arguto observador das questões quilombolas em Alagoas, no Brasil e no contexto internacional. Assim, de forma explícita, segura e dinâmica, esse exímio pesquisador desvela os recônditos da quilombagem, definida como uma categoria que estremece as bases do racismo, escravismo e, sobretudo, do modo de produção capitalista, que, em sua índole mais profunda, visa o lucro acima de tudo e de todos, pendendo a balança econômica em desfavor dos mais necessitados. A quilombagem tratada nesta obra parece ser o presságio de uma luz que pode, de algum modo, conduzir o povo quilombola à superação do modo socioeconômico vigente.Este pungente livro, de forma inédita, original e com sólido rigor científico tem como ponto nodal conquistar mentes e corações, a fim de que, por meio da ação dialógica de base freireana e da utopia que se paramenta com o vislumbre de uma sociedade diversa da existente, seja possível colocar em prática a transformação social qualitativaproposta por Herbert Marcuse. Entretanto, para que se cumpra essa missão inadiável, é preciso recrutar professores e estudantes quilombolas, bem como movimentos sociais e outros interessados que se importem com essa causa.Incansáveis são os temas tratados neste livro, mas é preciso ler, reler e convidar outros para a leitura desta obra tão necessária!