Este livro é fruto de uma pesquisa sobre a Educação Infantil na Proposta Curricular de Santa Catarina, proposta esta que surgiu na década de 1980, em um contexto de redemocratização política no país com o fim da ditadura militar e o auge de um movimento de discussões educacionais. Na Proposta Curricular de Santa Catarina, percebe-se a preocupação com a Educação Infantil, tanto que, em determinado momento, instituiu-se um grupo de educadores dessa modalidade de ensino para estudar essa fase da educação, separando-a da alfabetização e das séries iniciais do Ensino Fundamental. Para estudar essa realidade, a pesquisa foi elaborada a partir de estudos bibliográficos e documentais, que proporcionaram subsídios acerca das questões que nortearam a investigação, bem como o conceito e articulação que a Proposta Curricular de Santa Catarina traz sobre a Educação Infantil e a inserção desta no ensino municipal. Acreditamos que esta pesquisa foi de fundamental importância para investigar e discutir qual o discurso da Proposta Curricular de Santa Catarina sobre a Educação Infantil e se os municípios estão utilizando este documento como norteador das ações para essa área específica da educação.