EDUCAÇÃO, PATRIMÔNIO E CULTURA LOCAL: CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS

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9788544431603
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    • 1
      Autor
      Franco, Francisco Carlos Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      142 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      16 x 23 x 0.9 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788544431603 Indisponível
    • 9
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
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A educação, a cultura e os patrimônios culturais são temáticas necessárias para uma educação básica que visa à formação cidadã para as novas gerações. A globalização da economia, a sociedade do espetáculo, as políticas educacionais e culturais inspiradas nos princípios neoliberais, a massificação da cultura e sua espetacularização, entre outros aspectos, enfraquecem as culturas locais, evidenciando-se a necessidade de se proporcionar, aos alunos/citadinos, tempos e espaços para conhecer e fruir do patrimônio cultural de sua localidade, com vistas a fortalecer as identidades culturais locais. Este livro contempla os conceitos básicos para uma educação patrimonial crítica, como meio de desenvolver no educando uma consciência crítica perante a cultura e os patrimônios culturais que foram se constituindo em seu país, em sua cidade, na comunidade em que vive. É por intermédio de uma aproximação significativa e problematizadora frente ao seu legado cultural, que o aluno poderá se apropriar desta herança e se conscientizar sobre seu papel de cidadão no zelo e na preservação dos bens culturais de seu entorno. Em um segundo momento, o livro apresenta algumas perspectivas para as escolas desenvolverem um projeto didático voltado aos patrimônios culturais, como também algumas alternativas metodológicas para orientar o trabalho docente. Para tanto, utilizou-se os princípios da Pedagogia de Projetos, contemplando a educação patrimonial como um objeto de estudo interdisciplinar, com ações que permeiam o ensino de arte, história, literatura, geografia, entre outros.

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