Este livro, feito com base numa tese de doutorado em educação defendida pelo autor, resolve o problema do desconhecimento da referência pedagógica que fundamenta a educação que deve ser praticada no país. Para tanto, o autor parte da CF/88, enuncia e anuncia qual é o nome dessa referência pedagógica, bem como o conteúdo teórico que a compõe. Ascender a esse conhecimento é fundamental para identificar a educação que precisa ser praticada no país. E não só é fundamental para resolver a crise de identidade que afeta a educação, mas também para superar as polêmicas ideológicas de que a educação ainda é refém. Trata-se, portanto, de um conhecimento estratégico. Dado que em toda educação há uma pedagogia, esta (pedagogia) é um pressuposto que sempre estará presente na educação ainda que disso não se tenha consciência; assim, não é questão de querer ou não a pedagogia, mas de saber qual é, uma vez que não é pelo fato de não se conhecer tal referência que ela desaparece; apenas que nesse caso fica implícita. A propósito, a DCN (Diretrizes Curriculares Nacionais) desde 2011 diz que o que está em jogo é a recriação da escola, ou seja, da educação, o que também é repetido pela BNCC (Base Nacional Curricular Comum) em 2017. Mas como recriar a educação sem sequer saber o nome da educação que se pretende criar?