EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS TEÓRICAS

SKU 173421
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9786525020440
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    • 1
      Autor
      MELO, MARLI ALVES FLORES Indisponível
    • 2
      Editora
      APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA Indisponível
    • 3
      Páginas
      177 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2021 Indisponível
    • 5
      Ano
      2021 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 2 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525020440 Indisponível
    • 10
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      18/12/2021 Indisponível
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O presente livro traduz, em seu escopo, a tese de doutoramento da autora, a qual trata da educação profissional, científica e tecnológica e as concepções e tendências teóricas provenientes dos estudos acadêmicos e das políticas públicas brasileiras aplicadas. Identifica, em 28 teses de doutorado em Educação e áreas afins, as concepções dos autores sobre a modalidade de ensino profissional encontrada na educação básica. De modo específico, analisa os parâmetros nos níveis técnico, metodológico, teórico, epistemológico e os pressupostos paradigmáticos. Apresenta um estudo-piloto nos moldes de uma "pré-pesquisa" empírica, com a finalidade de consubstanciar todo o processo de decisão como parte da justificativa e da relevância da pesquisa apresentada. O estudo caracteriza-se como de natureza exploratória. A metodologia foi fundamentada no Esquema Paradigmático de Sánchez Gamboa e dividida em dois grandes blocos: dimensão teórica e dimensão procedimental. Utiliza o Estado da Arte como um recurso complementar na metapesquisa. Atende aos princípios da pesquisa qualitativa com base na compreensão e na representatividade numérica/estatística. O processo de geração dos dados abrange a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e uma ficha de registro com adaptações. Nos resultados, no que tange às concepções dos autores das teses pesquisadas, indica um dualismo em desconexão entre as dimensões teóricas e metodológicas dos estudos e a realidade, identifica uma visão restrita sobre o treinamento para o mercado de trabalho, em relação aos fatores de impactos como o distanciamento entre estudos acadêmicos e as políticas públicas na área da EPCT. Revela divergências nas concepções dos atores envolvidos pela visão geograficamente distinta dos domínios para os quais se destinariam as tendências teóricas, nas esferas estadual e federal. Conclui, entre tendências teóricas e benefícios da inclusão dos arranjos produtivos locais (APL) na oferta de cursos, que o ensino técnico e profissional se direciona para um novo entendimento no contexto do "inédito-viável".

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