Educação Sexual e Relações Humanas - Fundamento e Principais Linhas Analítico-Existenciais"Se queremos responder à pergunta a respeito de qual é o verdadeiro significado de algo como a educação sexual e descobrir as medidas pedagógicas que possam garantir um comportamento em conformidade com os nossos princípios morais, e se quisermos evitar os perigos que ameaçam, segundo se afirma, o desenvolvimento do caráter devido a uma educação sexual equivocada, então é necessário esclarecer, antes de tudo, uma questão preliminar: qual é o real papel da sexualidade dentro da personalidade humana integral? Qual é a sua importância para a formação do caráter, e quais são os modos nos quais a sexualidade é experimentada, tanto em seu início como posteriormente? [...] não devemos esquecer que o ser humano é uma unidade de corpo e alma, e que ele tem a tarefa de estabelecer relações com o mundo das coisas, das pessoas, da verdade, da cultura e da fé. Uma educação que negligencie a Religião é, aos nossos olhos, absolutamente impossível. Especialmente no tocante à tarefa específica da educação sexual, não seria possível fundamentar adequadamente fora do âmbito de uma concepção religiosa as motivações eficientes e as formas apropriadas de comportamento. Somente apontando os mandamentos de Deus; o sentido da existência humana, que vai além desta vida; o significado do sacrifício, que só é plenamente compreendido no âmbito da fé e a partir da vida de Cristo, é possível responder de maneiraconvincente à seguinte pergunta (a qual possui uma natureza rebelde): ´Por que devo fazer o que não gosto, e por que não devo fazer o que desejo?´" [...]