EM DEFESA DA IGREJA DE PEDRO: CONTROVÉRSIAS ADOCIONISTAS NA IGREJA HISPÂNICA (SÉCULO VIII)I PRÊMIO PPGH-UFAL DE DISSERTAÇÕES - COLEÇÃO FELICIANA2ª EDIÇÃO

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9786525138237
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    • 1
      Autor
      MENDES, LUANNA KLÍSCIA DE AMORIM Indisponível
    • 2
      Editora
      EDITORA CRV Indisponível
    • 3
      Páginas
      180 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 2023 Indisponível
    • 5
      Ano
      2023 Indisponível
    • 6
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 7
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 8
      Dimensões
      16 x 23 x 1 Indisponível
    • 9
      ISBN
      9786525138237 Indisponível
    • 10
      Situação
      Fora de Catálogo Indisponível
    • 11
      Data de lançamento
      17/03/2023 Indisponível
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Há crença na possibilidade de que Cristo possui duas essências: uma humana e outra divina; estas inseparáveis e coexistente simultaneamente, compreendendo que seu nascimento ocorreu duplamente, primeiramente vindo de Deus - portanto filho gerado de Deus - e, posteriormente, da Virgem. Pensando assim, que Deus, por ser um ser imaterial, ao tornar-se humano, teria adotado a forma de suas criaturas e, por isso, ao se tornar Jesus, teria Ele adotado a essência humana. Essas argumentações Adocionistas defendidas pelos líderes da Igreja Hispânica, o Bispo Félix de Urgel e o Primaz da Hispânia, o Arcebispo Elipando de Toledo, não foram bem vistas por outras Igrejas regionais. Esse conceito foi fonte de um dos maiores debates do século VIII, que envolveram várias Igrejas regionais, como o reino das Astúrias, o Império Carolíngio, os estados Papais e o Emirado de Córdova. Essa querela teve um intenso debate por meio de cartas sobre a ideia Adocionista ocorrida na Igreja Cristã Hispânica no século VIII, surgida a partir dos diálogos travados entre clérigos e nobres, que culminaram em vários concílios e um travamento entre quem determina o que seria herege ou o que seria dogma nas Igrejas. Deste modo, este livro relata sobre o debate desta questão dogmática debatida quando não havia unanimidade entre o corpo eclesiástico na Alta Idade Média, pois como dizia Beato de Liébana: "hereges são todos os filósofos, porque um homem rústico não pode ser chamado de herege".

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