ENSINO DE FÍSICA: REFLEXÕES, ABORDAGENS E PRÁTICAS

SKU A48238
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9788578611613 Páginas: 240Edição: 1 - 0Origem: NACIONALEncadernação: BROCHURADimensões: 16 x 23 x 1.3ISBN: 9788578611613
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    • 1
      Autor
      ALVARO SANTOS ALVES Indisponível
    • 2
      Editora
      LIVRARIA DA FISICA EDITORA Indisponível
    • 3
      Páginas
      240 Indisponível
    • 4
      Edição
      1 - 0 Indisponível
    • 5
      Origem
      NACIONAL Indisponível
    • 6
      Encadernação
      BROCHURA Indisponível
    • 7
      Dimensões
      16 x 23 x 1.3 Indisponível
    • 8
      ISBN
      9788578611613 Indisponível
    • 9
      Situação
      Sob Encomenda Indisponível
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As primeiras páginas deste livro foram esboçadas há quase duas décadas. A sua escrita começou antes mesmo do surgimento do departamento de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, pelas mãos dos colegas que, àquela época, lançaram as bases do curso de Licenciatura Plena em Física. Uma pesquisa realizada em Feira de Santana, concluída em 1993, revelou que apenas 5 de 41 docentes de Física que atuavam no Ensino Médio no Município eram formados na área. Entre os professores entrevistados havia também 19 de Licenciatura curta em Ciências, 11 de Biologia, 4 de Licenciatura em Matemática, 5 de Engenharia, 1 de Agronomia e 1 de Odontologia. A situação era ainda pior quando se considerava o semiárido baiano, região de influência da cidade de Feira de Santana. Esse quadro justificou a necessidade de criação de mais um curso de graduação em Física no Estado da Bahia. A universidade reagiu prontamente e o curso de Licenciatura Plena em Física foi implantado em 1997. Logo depois da implantação da Licenciatura, seguiu-se o Bacharelado em Física, autorizado a funcionar desde 1999. Esses esforços culminaram na criação do Departamento de Física, em março de 2000. Desde então o Departamento experimentou um rápido crescimento, organizando-se em áreas de conhecimento. Nesse período, a Área de Ensino de Física qualificou seu quadro, promovendo a saída de docentes para a pós graduação, realizando concursos públicos para atrair pesquisadores e se organizou internamente para oferecer à comunidade universitária espaços e opções de estudos e pesquisas em Ensino de Ciências. Algumas dessas atividades se desdobraram em orientações acadêmicas, projetos de iniciação científicas e ações extensionistas. Este livro traz à luz alguns resultados das reflexões, abordagens e práticas da Área de Ensino de Física da UEFS ao longo dos anos.

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