O presente livro faz parte de um movimento de revitalização do legado do Sistema Elkonin-Davídov-Repkin e está destinado a divulgar o resultado de pesquisas internacionais coordenadas pelo Gepedi, voltadas para a análise das contribuições teóricas epráticas desse sistema, mais especificamente da Teoria da Atividade de Estudo e das teorias auxiliares. Compõe a obra um total de 13 capítulos, elaborados por 23 professores-pesquisadores representantes de três países (Cuba, Brasil e Ucrânia). Ela está estruturada em duas partes: I - Fundamentos teóricos da Aprendizagem Desenvolvimental e II - Teorias do Sistema Didático Desenvolvimental Elkonin-Davídov-Repkin. O nosso empenho não se encaminha no sentido de perpetuar a concepção desenvolvimentalnem qualquer outro tipo de teoria da aprendizagem em específico. Nossa vocação está em ajudar a criar, por intermédio da busca, do diálogo e da construção coletiva, maneiras peculiares de enfrentar os desafios do presente, escolhendo, como muito bemafirma V. V. Repkin, nosso próprio caminho, nossas próprias respostas para as perguntas que nos preocupam.