O presente livro é o primeiro da seção Pressupostos da coleção Temas do Ensino Religioso. A seção trata das questões de fundo, a saber, definições, teorias, paradigmas e sujeitos envolvidos no fenômeno religioso. Descartando os modelos catequético e teológico para o Ensino Religioso, esta obra defende o modelo das Ciências da Religião como o único habilitado a sustentar a necessária autonomia dessa área de conhecimento./n/nO autor reconhece o valor teórico, social e pedagógico do estudo da religião para a formação do cidadão. Assim, o ensino religioso na rede pública é mais que educação da religiosidade, visa à educação do cidadão, uma vez que a dimensão religiosa está presente no indivíduo e na sociedade./n/nA coleção é referência básica a todos os interessados no estudo das religiões, principalmente os docentes encarregados de disciplinas afins ao tema. Cada volume nos introduz em aspectos como culturas e tradições religiosas, textos sagrados e tradições orais, ritos e éthos. Além disso, somos apresentados a questões prementes do Ensino Religioso, entre as quais educação, interdisciplinaridade, questões de legislação e as principais características do campo religioso brasileiro./n