Esta obra apresenta reflexões sobre o ensino remoto e a formação de professores, a partir das tensões ocasionadas pela disseminação da pandemia instalada pelo vírus da COVID-19 e do seu impacto para os processos educativos. Nesse cenário, professorese professoras da Educação Básica e da Universidade viram-se mobilizados a repensar suas práticas educativas e mediá-las, em um contexto emergencial, pelo uso das tecnologias digitais (TD). A coletânea de artigos escritos por autores do Brasil e de Portugal pões em evidência os desafios enfrentados na organização de processos de ensino e aprendizagem, buscando problematizar e responder às seguintes questões: que experiências educativas têm sido implementadas por professores no formato de ensinoremoto, mediado pelo uso das tecnologias digitais? Como tais experiências têm sido desenvolvidas? De que modo as tecnologias digitais (TD) têm sido integradas aos processos pedagógicos? Que saberes vêm sendo produzidos por professores e alunos? Que formação tem sido exigida ao professor nesse contexto de pandemia? Nessa perspectiva, o livro Ensino Remoto e Formação de Professores: construção de novos saberes para os processos educativos apresenta questões que emergiram no campo educacional, em contexto pandêmico, e já pensadas para o pós-pandêmico, a partir do compartilhamento de experiências vivenciadas nas/ em redes pelos docentes, analisando-as sob a ótica da formação permanente do professor e das responsabilidades social e ética que seinstala em todo e qualquer processo formativo, incluindo, certamente, o que vivemos na atualidade por conta da pandemia.